sexta-feira, 21 de maio de 2010

Convênio no transporte público


21/5/2010
Jornal de Brasília

O Governo do Distrito Federal e 11 cidades do Entorno reforçam a parceria. Após fecharem acordos relativos à saúde, prefeitos e GDF discutem, agora, um novo convênio para o transporte público que liga o DF às cidades de Planaltina de Goiás, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.
 
O convênio deve beneficiar milhares de usuários do transporte público das cidades do Entorno. Seu principal objetivo é a mudança do atual sistema. Entre as propostas em discussão estão a cobrança de passagem igual à tarifa praticada no DF, o direito do estudante morador do Entorno pagar um terço do valor da passagem e a valorização dos idosos e cadeirantes com adaptações nos veículos, similares às utilizadas na capital.
 
Segundo o representante dos prefeitos das cidades envolvidas, José Olinto Neto, de Planaltina de Goiás, toda a documentação para firmar o convênio está devidamente regularizada no Transporte Urbano do Distrito Federal (DF-Trans), faltando apenas a assinatura do governador Rogério Rosso. "O convênio não implicará em custos adicionais ao GDF e deverá gerar dois mil empregos diretos", diz o prefeito.

ACESSIBILIDADE
O prefeito questiona também que nenhuma das empresas que circulam no Entorno tem ônibus adaptado para transporte de ca-deirante e afirma que os idosos são transportados de forma inadequada. Antonio Francisco Alves, 33 anos, é cadeirante e todos os dias sai de Planaltina de Goiás para trabalhar no DF. Ele se queixa que é muito difícil o acesso aos ônibus.

Nenhum comentário: