segunda-feira, 26 de abril de 2010

Secretaria de Transportes inicia fase de testes para a construção das estações de ônibus na Linha Verde



(26/04/2010 - 10:27)


Um dia depois das comemorações do aniversário de 50 anos de Brasília, a Secretaria de Transportes deu início aos testes de avaliação dinâmica para ajuste das dimensões das novas estações de ônibus que farão parte da Linha Verde.
Para os testes, os técnicos da Secretaria de Transportes e do consórcio responsável pela obra estão utilizando um veículo articulado com aproximadamente 19 metros, semelhante aos que serão adquiridos e que em breve estarão em circulação pelo corredor exclusivo de 12,7 km.
Foram avaliadas todas as medidas para acomodação e segurança do veículo dentro da estação, como por exemplo, a altura do piso e do teto e a distância necessária para embarque e desembarque.
Os testes realizados entre os dias 22 e 23 do mês corrente, poderão se repetir no dia 30 de abril.


Linha Verde
É o primeiro corredor de transporte que será implantado nos principais eixos de tráfego do DF e faz parte do conjunto de obras do programa Brasília Integrada, que visa modernizar o sistema viário e tornar o transporte coletivo no DF eficiente, rápido e confortável.
Com a Linha Verde, a EPTG, via mais movimentada do DF da qual circulam mais de 140 mil veículos diariamente vai dobrar de tamanho. Contará com cinco viadutos, dezessete passarelas, via com quatro faixas em cada um dos sentidos – uma delas reservada para ônibus. Ao lado da pista principal, serão construídas mais duas vias marginais e ciclovias.
Com o corredor exclusivo, o transporte coletivo terá uma faixa para operar e não precisará mais concorrer com o automóvel pelo espaço nas vias. Com isso, será possível proporcionar melhor serviço aos usuários do transporte coletivo, uma vez que as viagens terão seus tempos reduzidos.
No projeto também consta a aquisição dos veículos com tecnologia de ponta, estações com informação sobre os horários e itinerários dos veículos, implantação de bilhetagem automática e um amplo conjunto de ações no âmbito da gestão e do fortalecimento institucional do Sistema de Transporte Urbano do DF que refletirá em maior conforto e confiabilidade para os usuários do Sistema.



Nenhum comentário: