sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Protesto

Protesto contra suspensão de transporte entre Planaltina e o DF interdita GO-128
Correio Braziliense

Cecília de Castro

Publicação: 11/09/2009 08:31 Atualização: 11/09/2009 08:36


Por volta das 5h desta sexta-feira (11/9), moradores de Planaltina de Goiás começaram a ocupar a GO-128, divisa de Goiás com o Distrito Federal. Às 7h30, cerca de duas mil pessoas já bloqueavam a pista, nos dois sentidos da via. Os manifestantes atearam fogo em dois ônibus.

Os populares protestam contra a decisão, proposta pelo Ministério Público de Goiás, que suspendeu o transporte gratuito entre Planaltina e o DF. O protesto continua.
Saiba mais...


A rodovia é a principal saída da cidade. Um dos coletivos ocupa a lateral da via, ainda em chamas, e um segundo está atravessado na pista totalmente destruído.

Uma alternativa para os motoristas é pegar a GO-118. O desvio é de aproximadamente 30km. Uma outra opção é uma estrada de terra na lateral da via. De acordo com o comandante Ramos, da Polícia Militar de Goiás, 29 policiais estão no local. Outras três viaturas da Polícia Militar do DF também auxiliam o transtorno.

A princípio não há pessoas feridas. A PM de Goiás tenta negociar com três supostos líderes do protesto. Mas, não há previsão de término.

O MP de Goiás propôs ação civil pública contra o município de Planaltina de Goiás e a Cooperativa de Transporte de Planaltina (Cootplan). O órgão pede a suspensão não só do transporte oferecido pela prefeitura para a locomoção de passageiros até o terminal localizado na divisa do Estado de Goiás e o DF, como também a construção do terminal local. O MP alega que a obra está totalmente inadequada, com grandes riscos de acidentes, o que já ocorre frequentemente no trecho, que é uma curva perigosa e de faixa contínua.

Nenhum comentário: