terça-feira, 29 de setembro de 2009

VLP

CORREIO BRAZILIENSE

29/09/09

TRANSPORTE

Acordo garantirá recursos para o VLP

GIZELLA RODRIGUES

Técnicos da Comissão Andina de Fomento (CAF) desembarcaram em Brasília ontem para finalizar as negociações com o GDF para o financiamento do veículo leve sobre pneus (VLP), que vai ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto. Cinco representantes da comissão estarão reunidos até amanhã com uma comitiva formada por funcionários de seis órgãos do governo para conhecer detalhes do projeto e fechar a liberação dos recursos, no valor de US$ 243 milhões (o equivalente a R$ 486 milhões). A expectativa é que a concessão do empréstimo seja aprovada pela direção da instituição até meados de novembro para que o dinheiro seja liberado até o fim do ano. Assim, as obras serão iniciadas no começo de 2010.

As discussões entre a CAF e o GDF estão adiantadas. Essa é a terceira e última missão que vem a Brasília para tratar do acordo. Durante três dias, o grupo vai conhecer detalhes da concepção do novo corredor de transportes do Distrito Federal, discutir as implicações ambientais do projeto e conversar sobre a capacidade de endividamento do Metrô-DF e do GDF. “A recepção deles ao projeto foi muito boa, o que não foi surpresa porque eles demonstraram interesse nas outras reuniões”, contou o presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza.

Licitação feita

Assim que a CAF liberar o dinheiro, as obras poderão ser iniciadas, pois já estão licitadas. Até o fim do ano, o governo pretende obter a licença de instalação do Instituto Brasília Ambiental. O valor total do projeto está estimado em R$ 587 milhões, incluindo os veículos — a diferença de R$ 100 milhões deverá ser dada como contrapartida do GDF ou então financiada por instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O VLP vai rodar em um percurso total de 42km da entrada do Gama e de Santa Maria até o Plano Piloto, em corredores exclusivos. O sistema terá ramais partindo das duas cidades e se tornará único a partir de um ponto na BR-040, a 27,8km de dois pontos finais de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). Os veículos usados são ônibus que vão circular de forma parecida com o metrô. Eles serão equipados com sistema GPS e monitorados por uma central. Cada veículo tem capacidade para 160 passageiros e a estimativa é que o VLP transporte 20 mil passageiros por hora nos horários de pico.

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