Tribuna do Brasil
29/09/09
Financiamento sai amanhã
Ed Alves Ampliar imagem
US$ 243 milhões são pleiteados junto à Cooperação Andina de Fomento
Gisele Diniz
Começou a última rodada de negociações para a liberação de verba para o Veículo Leve Sobre Pneus (VLP). Desta vez, são pleiteados US$ 243 milhões junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF). A reunião teve início na manhã de ontem com a participação de seis representantes da instituição, além do corpo técnico do Tesouro Nacional e das secretarias de Transportes, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma). O resultado deve sair amanhã.
Durante os três dias de encontro serão avaliados assuntos como a construção do novo corredor de transportes do Distrito Federal, questões ambientais, bem como informações sobre a capacidade de endividamento do Metrô e do governo do DF. Até junho, o limite de endividamento do GDF era de R$ 1,6 bilhão. No meio do ano, o valor passou para R$ 2,5 bilhões.
Só para o Veículo Leve sobre Trilhos, o GDF conseguiu empréstimo de US$ 130 milhões (aproximadamente R$ 260 milhões) com o Banco Mundial (Bird) para a América Latina. Para o projeto do Corredor Eixo Sul (VLP) já estão garantidos R$ 27 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um investimento do próprio governo da ordem de R$ 10 milhões. O acordo com a CAF viria para completar a quantia total necessária para o empreendimento, de cerca de R$ 600 milhões.
O projeto Eixo Sul prevê a ligação do Gama, Santa Maria e Entorno ao Plano Piloto. O trajeto terá 42 quilômetros de extensão e contará com faixa exclusiva para ônibus no canteiro central da BR-040 até o Park Way. O tráfego será monitorado por câmeras e fará parte do programa Brasília Integrada.
Os ônibus terão capacidade para até 160 passageiros, piso baixo e sistema GPS. Em horário de pico, o transporte sobre pneus poderá carregar até 20 mil pessoas. A estimativa da Secretaria de Transportes é de que a obra beneficie cerca de 500 mil passageiros. Segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, a reunião faz parte da etapa final para selar o acordo ente GDF e CAF. "Há uns quatro meses, assinamos a carta consulta. Com a parceria, ficará faltando apenas enviarmos os estudos para a aprovação do Tesouro Nacional", explicou. Também falta a licença de instalação. As obras começarão logo após a liberação do documento. O projeto deve ser concluído em quatro anos.
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