JORNAL DE BRASÍLIA
29/09/09
VLP a todo vapor
Agência andina acena com aprovação de verbas após ouvir técnicos do GDF
Lara Cristina
lara. crist ina@ jornaldebrasilia. com. br
Falta pouco para os usuários que dependem do transporte coletivo comemorarem, principalmente os moradores do Gama, Santa Maria e Entorno do DF. O Governo do Distrito Federal e o Metrô-DF retomaram as negociações com técnicos da Cooperação Andina de Fomento (CAF) para financiamento do projeto Corredor Eixo Sul, ou Veículo Leve Sobre Pneus (VLP), no valor de U$ 243 milhões. A série de reuniões se estende até amanhã.
Conforme o presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza, o primeiro dia de reunião teve um balanço positivo. "Apresentamos uma série de informações novas e respondemos a questionamentos da CAF de análises anteriores".
Gaspar informou que a liberação da verba será imediata quando o financiamento for aprovado. O custo total da obra será de cerca de R$ 600 milhões. R$ 27 milhões, o GDF já garantiu com empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O período de instalação do VLP está previsto para 18 meses. "Analisamos a possibilidade de iniciar as obras no começo de janeiro do ano que vem, mas como será período de chuvas, em março é que a implantação do projeto estará com força total", revelou Gaspar.
A série de reuniões conta com a participação de representantes do Tesouro, Secretarias de Transportes, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).
Nestes três dias serão expostos mais detalhes do projeto, como a con- cepção do novo corredor de transportes do DF e implicações ambientais. Ao final, um relatório será encaminhado à Secretaria do Tesouro Nacional para definição da capacidade de endividamento do Governo do Distrito Federal.
O VLP já passou pela licitação e contratação da empreiteira. Gaspar disse que faltam dois pontos específicos para iniciar o empreendimento: "A equalização do pacote financeiro para os equipamentos e a licença ambiental". Ele afirmou que a emissão da licença ambiental de instalação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) já está em vias de acontecer. "Encaminhamos toda a papelada necessária e dentro de um mês o documento será emitido", afirmou José Gaspar.
SAIBA +
O VLP terá tecnologia de monitoramento de tráfego similar ao VLT.
Funcionará com linhas expressas de ônibus, sem interrupções, estações de embarques e desembarques integradas ao metrô e ao VLT na estação do terminal da Asa Sul. Terá ramais no Gama, com 8,7 km de extensão, e em Santa Maria, com 5,3 km.
As faixas exclusivas serão criadas nos canteiros centrais, ao longo de quase 42 km de corredor do trecho – o Eixo Sul.O trecho se tornará único a partir de um ponto na BR-040, a 27,8 km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto.
Fora dos engarrafamentos
O Veículo Leve sobre Pneus prevê a ligação do Gama, Santa Maria e Entorno com o Plano Piloto por meio de um sistema com faixa exclusiva. As tarifas serão integradas, as viagens regulares, com horários fixos e a via será monitorada por câmeras, as linhas serão expressas e estações mais seguras. A linha, com 42 quilômetros pretende melhorar as condições de deslocamento do usuário.
Conforme José Gaspar, a construção do corredor exclusivo não causará impacto ambiental de grande proporção. "Isso porque será instalado em uma faixa que já existe, às margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), sem necessidade de desmatamentos". Ele explicou que o corredor do VLP será semelhante à Linha Verde, construída às margens da EPTG.
Apesar de se tratar de um sistema operado por ônibus, a concepção do projeto busca padrão de operação do metrô, com os veículos similares aos utilizados pela companhia, de piso baixo e controlados por GPS. Cada veículo terá capacidade para 160 passageiros. Terá capacidade para transportar 20 mil passageiros por hora nos horários de pico, de manhã e fim da tarde.
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